segunda-feira, 19 de março de 2012

Curso de Grávida

Uma dica para as grávidas que tiverem tempo: façam um curso de grávida. Pode parecer besteira. Alguns pessoas até me disseram: "minha mãe não precisou fazer curso para saber ser mãe".
Ao meu ver, o maior benefício de um curso desses não é "aprender a ser mãe". Até porque, acho que é consenso que só aprendemos a maternidade, na prática. O maior benefício foi, sim, o aprendizado e estímulo que ofereceu para a mãe e a gestante se cuidarem no período de gestação e também no pós parto. Muitas vezes nos esquecemos de cuidar de nós mesmas. Focamos nossos esforços no bebê, mas precisamos estar bem para sermos melhores ainda como mães. No curso aprendi coisas legais como alimentação saudável para o período de amamentação, nutrição para bebês, respiração e posições adequadas de dormir para grávidas, educação infantil, técnicas de amamentação (que me deixaram bem menos insegura quando fui amamentar), e mais inúmeras coisas.
Outro benefício de um curso como esse é ter o contato com outras mães, que estão vivendo a mesma experiência. Até hoje tenho contato com as meninas que fizeram o curso comigo e trocamos idéias. Isso é muito bom!
Para quem mora em Natal, eu sei que a UFRN organiza cursos com esses (mas não sei dizer qual departamento). Eu fiz na FARN (atual UNI-RN). Foi organizado pela Escola da Saúde deles. O curso foi muito legal. Eram 2 manhãs por semana e durou cerca de 3 meses. Tivemos aulas ministradas por alunos (e orientada por professores) dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física. Além disso, ainda poderíamos ter acompanhamento dos profissionais dessa área, se desejássemos. Como eu estava com anemia, fui à nutricionista de lá, que me deu dicas de alimentação e me passou uma dieta adequada para meu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário